terça-feira, 25 de maio de 2010

Gâmbia




O vermelho no topo simboliza o sol, bem como a savana típica do país; o azul simboliza o rio Gâmbia que corre ao longo do país e que dá o nome à nação; o verde simboliza a terra e as florestas do país; por fim, as duas faixas brancas representam a paz.

Economia : Gâmbia não tem recursos naturais ou minerais confirmados, e tem uma agricultura pouco desenvolvida. Aproximadamente 75% de sua população depende do cultivo da terra ou da criação de animais para subsistência. As atividades industriais principais são o processamento de amendoim, peixes e peles. O comércio de reexportação era uma atividade econômica importante, porém o aumento de fiscalização do governo e a instabilidade da moeda do país, o dalasi, fez com que esta atividade sofresse redução.

Arte e cultura da Gambia : A dança e a música contam as histórias cotidianas: homens que trabalham nos campos, mulheres que fazem seus trabalhos, ou crianças que jogam. Os meios modernos de comunicação (rádio e televisão) difundem uma cultura mais urbana, aberta à influência ocidental. Mas desde os anos sessenta a música popular africana, a raiz do interesse cubano e em geral americano têm atingido grande fama. Os instrumentos populares como a kora, uma espécie de harpa de 21 cordas, o balafón, como um xilofone e o xalám, parecido à arpa, são utilizados pelos músicos modernos. Os mandinga conservam uma forte tradição musical. Qualquer festa, o Ramadão muçulmano, um casamento ou a chegada de algum hóspede, é uma boa razão para cantar e bailar. Os casamentos celebram-se de manhã para que a festa dure mais. A circuncisão das crianças é uma celebração importante para os wolof, e a acompanham com ritos tradicionais.

No relativo à literatura, a pequena Gambia não tem exercido mais que um desenvolvimento modesto e o mais relevante é sem dúvida sua cultura de tradição oral como dizemos anteriormente.

A pintura era antes da Independência de influência ocidental mas após os anos sessenta o impulso da arte local se deixou sentir com grande interesse. Em nossos dias uma geração de jovens artistas entram num mundo abstrato e sem definição onde triunfa a cor sobre as formas.

Locais Turísticos

O estado de Gambia transcorre a ambos lados do rio de mesmo nome, quase como encerrando-o, ou melhor, como se o rio fora a própria Gambia, incapaz de estender-se além de suas ribeiras. É por isso que nosso percurso será o do próprio rio. Começaremos pela capital, Banjul, na desembocadura do rio, para continuar depois pelos diferentes locais de interesse e cidades que encontram-se na chamada Margem Sul. Uma vez feito este percurso regressaremos a Banjul para cruzar até Barra e empreender a viagem pela chamada Margem Norte.

Dupla: Larissa Oliveira e Thainá Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário